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#NãoVamosEsquecer

8 compromissos assumidos e o Plano de Ação do Grupo Carrefour Brasil para o combate ao racismo e à discriminação.

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O Grupo Carrefour Brasil elaborou um plano de ação de curto, médio e longo prazo, que reforça o nosso compromisso histórico com a valorização da diversidade com maior ênfase na inclusão de pessoas negras e no combate à discriminação como forma de contribuir para o enfrentamento do racismo institucional no país. A partir dos oito compromissos anunciados publicamente, o Grupo atuará firmemente para que o trágico episódio do Sr. João Alberto não seja esquecido e para que esta dura realidade seja transformada. O Brasil é um país onde 56% da população se autodeclara negra e é fundamental que estas pessoas ocupem seus espaços na sociedade e, de uma vez por todas, deixem de ser minorizadas.

Manifesto

Valorizar a diversidade e a inclusão faz parte do DNA do Grupo Carrefour Brasil, e cuidamos da qualidade das relações que mantemos com todas as pessoas. Por isso as respeitamos e acolhemos como fonte de riqueza, algo que torna a organização e o mundo mais sustentável. O Grupo Carrefour Brasil, na condução dos negócios, como signatário do Pacto Global, adota iniciativas de sustentabilidade corporativa propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e busca fazer com que as atividades e operações e toda sua cadeia de valor contribuam efetivamente para o cumprimento da Agenda 2030 e de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Logommarcas do grupo

1

tolerância zero ao racismo e à discriminação

Logommarcas do grupo

2

transformação radical do modelo de segurança do Grupo Carrefour Brasil

Logommarcas do grupo

3

divulgação da política de tolerância zero à discriminação

Logommarcas do grupo

4

investimento na carreira de pessoas negras do Grupo Carrefour Brasil

Logommarcas do grupo

5

investimento social privado em educação, empreendedorismo e empregabilidade

Logommarcas do grupo

6

percentual mínimo de 50% de negros nas novas contratações

Logommarcas do grupo

7

mecanismo de denúncia de preconceito e discriminação

Logommarcas do grupo

8

estímulo ao empreendedorismo de pessoas negras

8 compromissos assumidos e o Plano de Ação do
Carrefour para o combate ao racismo e à discriminação

No dia 25 de novembro, o Carrefour Brasil elaborou um plano de ação de curto, médio e longo prazo, que reforça o nosso compromisso histórico com a valorização da diversidade com maior ênfase na inclusão de negros e negras e no combate à discriminação como forma de contribuir para o enfrentamento do racismo institucional no país. A partir dos oito compromissos anunciados publicamente, o Carrefour atuará firmemente para que o trágico episódio do Sr. João Alberto não seja esquecido e para que esta dura realidade seja transformada. O Brasil é um país onde 56% da população se autodeclara negra e é fundamental que estas pessoas ocupem seus espaços na sociedade e, de uma vez por todas, deixem de ser minorizadas.

Por isso, este plano é abrangente e compreende três esferas principais:

  • Interna: envolvendo todos os seus colaboradores;
  • Ecossistema: incluindo os parceiros e fornecedores da rede;
  • Externa: com toda a sociedade.

Nossos compromissos

PROJETO/STATUS

A) Revisar a política de Valorização da Diversidade, enfatizando a tolerância zero a práticas de discriminação e racismo

  • Nova Política de Diversidade, a luz de tolerância zero, publicada em 24/03/21.
  • Criamos também uma Política de Gestão de Consequências.

CONCLUÍDO

B) Divulgar o canal de denúncias para todos (as) colaboradores(as), clientes, terceiros e fornecedores, como forma de combate ao racismo e a todo tipo de discriminação

  • Iniciamos a divulgação do Canal em 31/01.

CONCLUÍDO

C) Incluir cláusula antirracista e de combate a todo tipo de discriminação em todos os contratos com fornecedores

  • Lançamos essa cláusula nos contratos de todos os fornecedores, a inclusão em nossos contratos iniciou antes, mas o lançamento foi durante o 1º Fórum de Fornecedores, Parceiros e Varejistas #JuntosParaTransformar.
  • 100% dos novos contratos tem a cláusula, os antigos estão sendo atualizados paulatinamente.
  • Além disso, criamos sete novos indicadores com previsão de 170 fornecedores na primeira onda de avaliação. Solicitação de aceite da cartilha de diversidade no onboarding de fornecedores indiretos.

CONCLUÍDO

D) Revisar cartilha de diversidade e disponibilizar no site para todos os clientes, fornecedores e parceiros

  • Nova Cartilha de Diversidade. Clique aqui para ver a política completa.

CONCLUÍDO

E) Revisar o processo de acolhimento e encaminhamento das denúncias que não são formalizadas no canal oficial, tanto de colaboradores, como de clientes e parceiros/p>

  • Política de Apuração de Denúncias revisada e publicada em 31/01/21.

CONCLUÍDO

F) Revisar Código de Conduta de Colaboradores 
CONCLUÍDO

G) Revisar Código de Conduta para Fornecedores 
CONCLUÍDO

H) Revisar Políticas da Companhia para adaptar às ODS da ONU 

Em andamento

I) Promover a capacitação dos Embaixadores da Ética para temas de Diversidade e Equidade Racial

  • Capacitação dos Embaixadores de Ética e Embaixadores de Risco internos realizada em março/21.

CONCLUÍDO

J) Revisão do modelo de avaliação dos fornecedores de compras de indiretos (incluindo terceiros)

  • Concluído com sete indicadores criados com previsão de 170 fornecedores na primeira onda de avaliação. Também incluímos a solicitação de aceite da cartilha de diversidade no onboarding de fornecedores indiretos.

CONCLUÍDO

K) Mobilizar nossos parceiros, fornecedores e concorrentes a adotarem postura semelhante frente às práticas de tolerância zero e combate à discriminação racial

  • Realizamos o 1º Fórum de Fornecedores, Parceiros e Varejistas #JuntosParaTransformar, em 28/04/21. Compartilhamos materiais diversos sobre combate ao racismo, curso de letramento racial, pesquisa sobre o racismo no Brasil, nossas políticas e materiais para inspirar outras empresas a também abordarem o assunto.

CONCLUÍDO

L) Revisar Política de Apuração de Denúncias

  • Política de Apuração de Denúncia revisada e publicada.

CONCLUÍDO

M) Revisar Política de Gestão de Consequências

  • Política de Gestão de Consequências revisada e publicada.

CONCLUÍDO

PROJETO/STATUS

A) Internalizar 100% da equipe de prevenção - Projeto Piloto POA

  • Estamos com 100% de internalização da equipe de prevenção.

CONCLUÍDO

B) Definir modelo de validação da contratação e acompanhamento dos treinamentos, quando terceirizado

  • Novo modelo de contratação implementado.

CONCLUÍDO

C) Capacitar 100% da equipe de segurança e sistematizar processo de onboarding e reciclagem com temas de direitos humanos, diversidade, tolerância zero e protocolo de abordagem
CONCLUÍDO

D) Internalizar 100% da equipe de segurança - demais cidades (Brasil)
CONCLUÍDO

E) Fortalecer na estrutura organizacional do Grupo Carrefour Brasil o cuidado e as responsabilidades relacionadas à saúde mental
CONCLUÍDO

F) Contratar quadro de segurança seguindo representatividade da população brasileira (incluindo mulheres e negros em aprox. 50%)

  • Estamos trabalhando nessa ação. Já contamos com 65% de pessoas negras e 35% de mulheres no quadro de segurança.

CONCLUÍDO

G) Adequar o perfil e o uniforme da área de prevenção com ênfase no apoio/acolhimento

  • Em Porto Alegre já revisamos, estamos seguindo com as próximas lojas.

CONCLUÍDO

H) Revisão dos Protocolos de Abordagem do CRF em linha com a transformação do modelo de segurança proposta e divulgação das mesmas para a sociedade

  • Todos os nossos protocolos de abordagem foram revisados e as novas diretrizes já foram publicadas.

CONCLUÍDO

PROJETO/STATUS

A) Criar um hotsite que divulgue e acompanhe a prestação de contas dos compromissos publicados, criar um espaço de debate, escuta de entidades e movimentos negros, além de espaço de educação e divulgação de editais e campanhas sobre a crise de POA

  • Criamos o site, que está no ar desde janeiro/21.

CONCLUÍDO

B) Divulgar a política para todos(as) colaboradores(as), prestadores(as) de serviço, fornecedores e clientes via nossos sites, apps, redes sociais etc.

  • A nossa política de diversidade está sendo divulgada em todos os canais acima citados e também em canais internos da companhia.

CONCLUÍDO

C) Construir uma trilha de aprendizagem de diversidade, inclusão e combate ao racismo e à discriminação para todos os colaboradores, tendo como eixo interseccional a raça, tratando também de pautas LGBT+, PCD etc. para os diferentes níveis de cargo

  • Trilha de aprendizagem construída e lançada em 03/05/21.

CONCLUÍDO

D) Implantar capacitação obrigatória na Politica de valorização da Diversidade e Combate ao Racismo e à Discriminação para todos os colaboradores e terceiros
CONCLUÍDO

E) Promover campanha institucional com o tema do combate às discriminações e ao racismo como forma de contribuir para a educação da população brasileira

  • Lançamos junto ao 1º Fórum de Fornecedores, Parceiros e Varejistas #JuntosParaTransformar a campanha institucional Juntos para Transformar, em 28/04/21.

CONCLUÍDO

F) Criar um Fórum virtual e educativo sobre o combate ao racismo e a todo tipo de discriminação aberto a todos os brasileiros
CONCLUÍDO

PROJETO/STATUS

A) Mapear e definir meta de negros e negras para cada layer de liderança do CRF
CONCLUÍDO

B) Implementar uma trilha de aprendizagem exclusiva para promover o acesso a carreira de todos os colaboradores que pertencem a grupos minorizados (negros/as, trans, mulheres e refugiados/as) incluindo competências comportamentais e técnicas com maior foco em tecnologia

  • Lançamos no dia 26/04/21, o Programa IDE - Inclusão, Diversidade e Equidade. Conta com uma série de trilhas focadas nos grupos minorizados (negros/as, trans, mulheres e refugiados/as).

CONCLUÍDO

C) Garantir o desenvolvimento e a capacitação de 100 pessoas negras por ano como alavanca de carreira, com foco em posições de lideranças e posições críticas para a organização, incluindo apoio psicológico e emocional, aceleração de conhecimento (graduação, MBA, idiomas etc.) e mentoria para carreira

  • Entre 2021 e 2022 - 100 pessoas negras passaram pelo programa de aceleração de Carreiras.
  • Entre 2023 e 2024 mais 200 pessoas negras serão aceleradas.

Em andamento

D) Criar um programa afirmativo de estágio para negros(as)
CONCLUÍDO

PROJETO/STATUS

A) Mobilizar grandes empresas parceiras para investir nesse movimento de apoio à empregabilidade, educação e empreendedorismo de pessoas negras

  • Desde o início do ano estamos mobilizando empresas parceiras para investir no movimento.

CONCLUÍDO

B) Educação | Empregabilidade - Financiar cursos técnicos em Tecnologia e Gastronomia para pessoas negras com foco na formação de profissionais para o mercado de trabalho

Em andamento

C) Educação | Empregabilidade - Financiar o desenvolvimento acadêmico (graduação, pós-graduação stricto e lato sensu, mestrado, doutorado e intercâmbio) em Tecnologia, Engenharia e Gastronomia para pessoas negras como preparação para o mercado de trabalho

Em andamento

D) Empreendedorismo I Fomentar Projetos de Impacto Social de empreendedores negros na área da alimentação em zonas rurais e/ou urbanas

  • Lançamento de três editais iniciais em 01/06/21. Foco ao apoio para fortalecimento institucional de organizações afro-brasileiros da sociedade civil apoio a iniciativas de fomento ao empreendedorismo negro e, também, apoio a iniciativas de combate ao racismo e discriminação.
  • 38 instituições beneficiadas.

Em andamento

E) Criar ações de voluntariado com as comunidades do entorno das lojas
CONCLUÍDO

PROJETO/STATUS

A) Contratar profissionais negros e negras para posições estratégicas no Grupo Carrefour Brasil, incluindo no Conselho de Administração

Em andamento

B) Aplicar censo demográfico, com questões de percepção sobre barreiras de diversidade e com mapeamento de tipos de preconceitos
CONCLUÍDO

C) Abrir programa de trainee exclusivo para talentos negros
CONCLUÍDO

D) Garantir a representatividade e proporcionalidade nas contratações, dos quase 20.000 colaboradores anualmente admitidos, 10.000 colaboradores (50%) serão negros(as), contratados nas cidades onde o Grupo Carrefour Brasil está presente

  • Dos admitidos em 2021 pelo Carrefour 56% são pessoas que se declaram pretas ou pardas

Em andamento

E) Estabelecer critérios de intencionalidade no recrutamento e seleção

  • Estamos com 100% das etapas concluídas já realizadas de indicadores, padrão de divulgação das vagas, roteiro de intencionalidade.

CONCLUÍDO

F) Redefinir e implementar um novo posicionamento de Employer Branding do Grupo Carrefour Brasil.

  • Criação dos textos e estrutura de site para realização da Página de Carreira do Grupo Grupo Carrefour Brasil.

CONCLUÍDO

PROJETO/STATUS

A) Criar um canal de ouvidoria que facilite as denúncias virtuais relacionadas ao combate ao racismo, à discriminação e à violência para clientes e colaboradores

  • Desde março/21 fazemos o acompanhamento das denúncias recebidas pelo Canal de Denúncias e Carina - Assistente Virtual do Grupo Carrefour Brasil, incluindo dados por regiões brasileiras. Os casos são analisados de maneira detalhada e cuidadosa. As denúncias são acompanhadas por Compliance e Ética. Todos os casos são analisados de maneira detalhada e minuciosa.

CONCLUÍDO

B) Criar um dispositivo/tablet ligado ao canal de denúncias, para que o cliente possa avaliar se sofreu ou percebeu qualquer tipo de discriminação nas nossas unidades físicas e/ou digitais
CONCLUÍDO

PROJETO/STATUS

A) Criação de um Programa de inclusão de empreendedores(as) negros(as) na cadeia da valor do Carrefour em parceria com entidades/organizações intermediárias negras

CONCLUÍDO

B) Realizar investimento de recursos financeiros destinados a redes incubadoras e aceleradoras negras nas cadeias produtivas de gastronomia, rural e tecnologia com piloto no RS

Em andamento

C) Redefinir os critérios para a contratação de fornecedores, de forma a considerar a rede de empreendedorismo negro do país

CONCLUÍDO

D) Usar hubs de inovação para o empreendedorismo negro

CONCLUÍDO

E) Usar nosso marketplace e espaço físico em lojas para divulgar a rede de empreendedores negros de cada região, como forma de ampliar a atuação e fomentar o empreendedorismo local

CONCLUÍDO

Impactos das nossas iniciativas

+300 milPessoas impactadas diretamente
100%Dos colaboradores recebem treinamento de Letramento Racial
+115 milPessoas negras contratadas
+3.000Bolsas em tecnologia, inovação e gastronomia para pessoas negras
153 milPessoas impactadas em campanhas e projetos sociais de combate ao racismo

Saiba mais sobre as políticas de diversidade do Grupo Carrefour Brasil

Combate à Discriminação Racial e Violência

Conheça o quanto investimos nas nossas ações e iniciativas

Logommarcas do grupoR$68MEm bolsas de estudo
Logommarcas do grupoR$16MEm campanhas educativas, projetos sociais e comunidades quilombolas
Logommarcas do grupoR$6MEm bolsas de qualificação profissional
Logommarcas do grupoR$8MEm projetos de inclusão aceleradoras de empreendedores negros
Logommarcas do grupoR$2MMuseu da História da Escravidão no Rio de Janeiro
Logommarcas do grupoR$9MCarreiras: Programa de Entrada e Aceleração

#NãoVamosEsquecer

Na noite do dia 19 de novembro de 2020, João Alberto Silveira Freitas foi morto nas dependências de nossa loja no Bairro Passo D’Areia, em Porto Alegre/RS, em ato que não representa nem condiz com os valores do Grupo Carrefour Brasil. Neste site, reforçamos as ações que estamos tomando diante desse fato e os compromissos assumidos com a sociedade e com o nosso corpo de mais de 100 mil colaboradores em todo o Brasil, com o objetivo de seguir evoluindo como empresa e contribuindo para o combate ao racismo estrutural no país.

Um Comitê Externo Independente foi formado em novembro de 2020, com um tempo de duração determinado, e com o objetivo de aconselhar o Grupo na implementação de políticas e práticas importantes na frente de combate ao racismo, sem funções de auditoria ou fiscalização. Esse objetivo foi cumprido com excelência pelos membros do Comitê, que tiveram papel fundamental no estabelecimento dos 8 compromissos que assumimos no nosso Plano de Ação para o combate ao racismo e à discriminação, bem como na concretização de iniciativas e práticas incorporadas em nossa empresa. Após o cumprimento desse objetivo, conforme previsto, este Comitê encerrou suas atividades em dezembro de 2021, e seus membros – a quem expressaremos sempre toda a nossa gratidão e reconhecimento – não têm mais participação em nenhum fórum ou rotina da companhia. Reforçamos, ainda, que estamos até hoje cumprindo rigorosamente as medidas definidas pelo Comitê.

Grupo Carrefour Brasil conclui todos os acordos com familiares de João Alberto Freitas e avança nos compromissos internos e com a sociedade.

Denúncias de discriminação ou racismo

Denúncias de discriminação ou racismo

Conexão Ética: 0800.772.2975Segunda a Sábado das 8h às 20hSite: conexaoeticacarrefour.com.brAcesse: www.canalconfidencial.com.br/antidiscriminacao/
SAC

Atendimento a imprensa

Contato direto com a assessoria de imprensa do Grupo Carrefour Brasil. Exclusivo para profissionais de comunicação e que trabalham com produção de conteúdo para a mídia.

Celular: (11) 94195-4592E-mail: [email protected]